O cesto dos tesouros é um jogo que, embora tenha sido adotado pela pedagogia Montessori, pelo seu valor como elemento de exploração sensorial e autónoma, é uma invenção original proposta por Elinor Glodshmied e Sona Jackson no livro “A educação infantil de 0 a 3 anos“. Trata-se de uma atividade sensorial manipulativa em que o bebé explora o mundo através do sentido do tato.
É uma brincadeira exploratória recomendável para bebés que já se conseguem sentar. Trata-se simplesmente de um cesto onde colocamos objetos interessantes do lar, da natureza e do nosso dia-a-dia. Para que o bebé possa brinca, descobrir coisas novas, novas sensações, novas texturas e sabores.
Esta atividade ajuda a desenvolver a coordenação motora, a criatividade, os 5 sentidos, concentração e noção de espaço e força. Pois a medida que crescem os sentidos estão mais familiarizados para explorar e processar novas informações.
Os jogos sensoriais melhoram a aprendizagem através dos sentidos, promovendo a interação com o mundo que a rodeia. Quanto mais diferentes forem os materiais mais conhecimentos e aprendizagens adquirem. Pois esta atividade possibilita aos bebés fazerem escolhas, tomar decisões, características da sua idade, ganham um sentido de controle e eficácia pessoal.
Por isso cabe a nós adultos proporcionar este tipo de aprendizagens, criando um ambiente seguro e desafiante para que os bebés se sintam confortáveis em explorar o meio que a rodeia.
Como refere Erikson (1950) “Para aprender e crescer as crianças precisam de um ambiente emocionalmente rico e seguro”.
Esta foi uma atividade que proporcionou momentos de partilha e comunicação entre os bebés e os adultos envolventes. Será uma atividade a repetir nas rotinas do Berçário.
Educadora Paula Teixeira